Aprenda como precificar produtos fotográficos na sua loja

Uma das maiores dificuldades das empresas é a precificação de produtos. Afinal, qual cálculo precisa ser feito para encontrar o preço ideal daquilo que você comercializa? O valor definido pela empresa influencia diretamente as vendas e a satisfação dos clientes, portanto é fundamental saber estabelecê-lo.

Existem algumas ferramentas que podem ajudar nessa tarefa, tornando o processo mais prático e simples. Nesse contexto, as empresas que querem aprender a precificar produtos fotográficos não precisam se preocupar: a seguir, vamos dar algumas dicas para definir valores e, a partir daí, mudar os resultados do seu negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é preciso considerar ao precificar produtos fotográficos?

Para quem quer ter um negócio mais lucrativo e viável, aprender a precificar produtos fotográficos é fundamental. Separamos alguns passos básicos para conquistar esse objetivo e melhorar os resultados da sua empresa mês a mês.

Calcule os custos de produção

Entender o custo de produção da sua empresa é o primeiro passo para promover a precificação ideal dos produtos. Coloque na ponta do lápis todos os gastos do processo  e avalie se estão em acordo com suas expectativas.

Caso esse número fique muito mais alto do que o esperado, saiba que é possível encontrar ações para aumentar a produtividade do seu negócio e reduzir tais custos sem diminuir a qualidade dos produtos ou serviços entregues.

Use uma plataforma web to print

O investimento em uma plataforma web to print é uma das maiores tendências do mercado fotográfico. Com esse parceiro, é possível reduzir os custos e o tempo investidos no dia a dia da empresa, o que impacta diretamente no valor dos produtos e serviços comercializados. O segredo é encontrar uma empresa de qualidade, que tenha uma plataforma capaz de realmente cumprir o que promete. 

Defina os diferenciais da sua empresa

Um dos fatores que podem ajudar a cobrar um valor maior sem que seus clientes apresentem algum tipo de resistência é entender o diferencial da sua empresa. Descubra quais são os pontos mais marcantes do seu negócio, aquilo que o seu público valoriza e como tornar os pontos fortes cada vez mais claros para o mercado. É possível destacar: 

  • atendimento ao cliente;
  • promoções e preços diferenciados;
  • qualidade dos serviços e produtos;
  • suporte pós-venda e muito mais.

Analise os preços da concorrência

Analisar os preços da concorrência também é fundamental para entender a média de precificação do seu mercado. Com esse número em mãos, é possível descobrir se a empresa está cobrando acima, abaixo ou na média da concorrência.

Assim, você terá vários insights para melhorar aquilo entregue, otimizar os diferenciais competitivos e estimular o público. Como consequência, as vendas e a lucratividade do seu negócio vão aumentar.

Avalie também se os diferenciais competitivos da empresa estão claros na estratégia ou existem falhas no processo de comunicação. É preciso perder o medo e entender que analisar a concorrência permite que aprendamos cada vez mais com o mercado.

Avalie os fornecedores

Para precificar produtos fotográficos, é necessário considerar também os fornecedores. A prática ideal é ter pelo menos dois para cada produto e viabilizar aquele que ofereça um custo-benefício melhor — dessa forma, você vai dispor de um produto de qualidade com um preço mais atrativo para o mercado.

Caso esteja lidando com o melhor fornecedor para sua empresa, tente negociar um desconto baseado na sua fidelidade junto a ele. Monte uma proposta de parceria que seja interessante, analisando a média da sua demanda mensal e colocando uma opção factível de desconto.

Assim, é possível ajudar a reduzir o custo de cada um dos seus produtos e serviços sem prejudicar o fornecedor.

Estude o seu público

Entender o público também é necessário. Entre os principais erros cometidos pelas empresas, ignorar quem é sua real audiência é recorrente.

Muitos empresários têm uma visão do que seria o cliente ideal e acabam não reconhecendo quem realmente pode vir a consumir da marca. Por isso, avalie sua base de consumidores e o ticket médio das compras para entender qual é a disposição que apresentam para pagar mais ou menos por produtos ou pelos serviços prestados.

Para conhecer cada vez mais seu público, uma estratégia válida é a adoção de uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management). Nela, são centralizadas informações valiosas sobre os clientes e seus hábitos de compra.

Considere a automação de processos

automação de processos ajuda a reduzir os esforços da empresa e otimizar os custos. Para companhias que buscam precificar produtos fotográficos, considerar processos de automação na edição e venda de itens personalizados, por exemplo, ajuda a reduzir não só os investimentos financeiros, mas também o tempo gasto pela equipe em ações que podem ser terceirizadas com plataformas específicas.

Levante os custos gerais da sua empresa

Outro erro muito comum entre os empresários na hora de precificar seus produtos é ignorar os outros gastos da empresa. Para fazer uma precificação que traga lucros, além dos custos de produção, é preciso considerar aqueles gerais do negócio, que envolvem aluguel do espaço, os equipamentos, os funcionários e as contas de água ou luz.

Entender todos os gastos da sua marca vai ajudá-lo a identificar qual é, de fato, o valor justo para se estabelecer ao comercializar produtos fotográficos. Como consequência, você conseguirá entregar qualidade suficiente para os consumidores.

Quais são as vantagens de uma precificação correta?

Precificar produtos fotográficos pode parecer complexo, não é verdade? Mas, seguindo todas as dicas que citamos neste conteúdo, você vai conseguir melhorar a lucratividade do seu negócio a partir de um preço justo e honesto tanto para a companhia quanto para os consumidores.

Além disso, as ferramentas de automação podem transformar a realidade da sua empresa, uma vez que proporcionam a otimização de tempo e esforço diário. Portanto, contar com um parceiro capaz de entregar as melhores plataformas é fundamental.

Gostou de aprender como precificar produtos fotográficos corretamente? Que tal conhecer a Auryn? Somos uma empresa com soluções inteligentes em web to print. Acesse nosso site e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *