Saiba como inovar no mix de produtos de uma loja de fotografia!

Ampliar a oferta de produtos não é suficiente para impulsionar as vendas. É preciso utilizar as estratégias corretas para atender as necessidades de diferentes perfis, aumentando a base de clientes.

Ainda que sua loja seja segmentada, é importante diversificar as mercadorias de acordo com o perfil do seu público-alvo e outros fatores que contribuem para oferecer uma boa experiência ao consumidor.

Uma loja de produtos fotográficos, por exemplo, pode apostar em presentes criativos. Além de ter uma boa margem de lucro, possibilita vender mais em datas comemorativas.

Neste artigo, vamos mostrar como aumentar o faturamento do seu estabelecimento utilizando táticas para tornar uma compra maior e simplesmente irresistível. Acompanhe!

Analisar o público-alvo

Tente entender as necessidades de seu público-alvo. Para isso, convidamos você a se colocar no lugar do cliente. As perguntas abaixo podem ajudar nesse momento:

  • o cliente precisa mesmo dessas versões do produto?
  • haverá aceitação se trabalharmos em versões customizadas?
  • o preço está condizente com o que o consumidor pode pagar?
  • o diferencial desse produto atende o cliente de maneira eficiente?

Esses pontos são essenciais para elaborar uma estratégia certeira em relação ao seu mix de produtos.

Fazer um planejamento

A análise de sortimento, junto ao monitoramento de preço e à precificação, são a base necessária para você melhorar seu mix de produtos e formar preços competitivos.

Sortimento é conjunto de tudo o que é comercializado dentro de uma loja, divididos em categorias e subcategorias, conforme cada necessidade.

A variedade pode ser um grande atrativo por possibilitar vender muitas categorias. No entanto, ter profundidade de opções é tão efetivo quanto a diversidade de mercadorias.

Ou seja, para oferecer uma variedade maior é necessário apostar em uma grande quantidade de marcas, categorias e departamentos que serão ofertados. A profundidade, por sua vez, significa ter mais opções dentro de cada categoria.

Na prática, observamos essa diferença ao oferecer diversas alternativas de marcas e modelos de itens personalizados, citando um exemplo da loja de fotografia.

Já um hipermercado, geralmente, comercializa apenas os artigos mais conhecidos e marcas mais visadas pelo público, isto é, enquanto a loja especializada dispõe de menos categorias e maior profundidade, o hipermercado oferece um número maior de categorias, porém conta com menor profundidade.

Portanto, ao pensarmos se vale mais a pena ter uma loja com grande variedade ou profundidade, vai depender do perfil do negócio. Por isso, é preciso avaliar informações sobre o seu público, segmento e concorrentes.

Segmentar bem

Pense na variedade que você pretende disponibilizar para o seu consumidor. Quanto mais produtos, maiores as chances de vender mais, porém, quantidade não significa qualidade.

Prezar pela qualidade de cada um dos itens colocados à venda é essencial, pois caso existam produtos que não sejam bem-aceitos pelo público, isso pode prejudicar, inclusive, a comercialização de todos os outros itens.

Uma boa estratégia para evitar esse problema é segmentar os nichos de mercado que a empresa atua e definir a quantidade de produtos ideal para cada um desses segmentos.

Antes de escolher os itens da vitrine, tenha em mente que produtos muito parecidos, com poucas variações, podem apenas confundir o cliente na hora de escolher.

Observar a concorrência

Analise o que seus concorrentes estão oferecendo, como são seus produtos e quais são suas estratégias. Feito isso, colete informações para que você possa inovar e apresentar opções para superá-los.

Seguindo as orientações deste artigo fica mais fácil acertar na escolha do mix de produtos e surpreender seus clientes, tornando a sua loja de fotografia referência no mercado.

E você, tem alguma tática infalível na hora de escolher as mercadorias do seu estabelecimento? Compartilhe conosco, deixe um comentário neste post. Vamos adorar interagir com você!

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