Aprenda como vender mais na Black Friday com essas 7 dicas!

Desde que a Black Friday foi instituída no Brasil, ela se consolida como um dos eventos mais importantes no calendário dos comerciantes.

Em 2017, a data representou um aumento de 0,7% nas vendas em relação ao mês anterior. Em 2018, ela vai acontecer oficialmente no dia 23 de novembro, mas algumas lojas costumam estender as promoções por uma semana ou até mesmo durante o mês inteiro.

Portanto, se você quer saber como vender mais na Black Friday, continue essa leitura e conheça 7 dicas que vão ajudar nessa tarefa. Confira!

1. Faça promoções de verdade

Uma pesquisa divulgada em 2017 mostrou que metade dos produtos tem descontos inexistentes e, por causa disso, os brasileiros apelidaram a data de “black fraude: tudo pela metade do dobro”.

Para barrar propagandas enganosas e proteger os interesses do consumidor, o Fundo de Proteção e Defesa ao Consumidor de São Paulo (Procon) passou a divulgar uma lista de lojas e sites que foram denunciados por fazer uso de práticas que lesam os seus clientes.

Portanto, para vender mais durante a Black Friday e conseguir fidelizar os clientes, a dica número 1 é ter respeito pelo consumidor e demonstrar isso oferecendo descontos verdadeiros, mesmo que pequenos.

2. Aumente os descontos progressivamente

O desconto progressivo é uma ótima maneira para vender mais na Black Friday, pois estimula o consumidor a comprar mais por impulso para aproveitar a oportunidade.

Para que essa estratégia dê certo, é prudente montar uma tabela de descontos e analisar a viabilidade de oferecer uma boa oferta sem ficar no prejuízo. Nem todo produto precisa fazer parte da promoção, por exemplo. Você pode escolher aqueles que contam com uma margem de lucro maior ou que estão parados no estoque.

3. Presenteie os clientes antigos

Quem nunca ficou animado ao ver uma promoção e depois descobriu que ela valia apenas para os clientes novos? Um erro comum das lojas ao tentar conquistar novos clientes é esquecer dos antigos.

Saiba que cliente feliz é a mais eficaz e barata propaganda, o famoso boca a boa. Portanto, personalize algumas ofertas para quem já compra com você mesmo antes da Black Friday.

4. Preste um bom serviço

Os consumidores estão cada vez mais exigentes com o pré e o pós-venda. Se a experiência com a sua plataforma for ruim, você poderá até ter conseguido aquela venda, mas pouco provável que fidelize novos clientes.

Portanto, não foque apenas em conseguir vender muito na Black Friday. É importante que o seu site ofereça uma navegação estável ao usuário, além de mostrar comprometimento com o prazo da entrega informado no momento da compra e caprichar na embalagem.

5. Invista na propaganda

Você já deve ter ouvido que a propaganda é a alma do negócio, certo? Portanto, não pense que por ser Black Friday você não precisará investir em marketing digital de qualidade. Portanto, diversifique as plataformas e divulgue suas ofertas em canais como Instagram e Facebook, além de enviar e-mail marketing para os clientes que são cadastrados.

6. Ofereça descontos para depois da compra

Um dos desafios da Black Friday é conseguir converter as compras realizadas em novos clientes e aumentar o volume de vendas também nos outros meses. Para isso, os cupons de desconto têm sido bastante utilizados pelos lojistas. Eles apresentam diversas vantagens, como as citadas abaixo:

  • promovem o retorno do cliente à loja depois da Black Friday;
  • são capazes de aumentar o ticket médio das compras;
  • aumentam as compras por impulso;
  • aumenta o volume do faturamento da loja.

7. Ofereça frete grátis

Quem nunca desistiu de fazer alguma compra pela internet por causa do frete que atire a primeira pedra, certo? Portanto, uma ótima maneira para vender mais na Black Friday é verificar a possibilidade de oferecer frete grátis a partir de determinado valor de compra.

Colocando todas essas dicas em prática, com certeza sua loja terá um bom resultado em novembro e colherá os frutos do investimento nos meses subsequentes.

Se você gostou das nossas dicas de como vender mais na Black Friday, siga nossas redes sociais (Facebook e LinkedIn) e fique por dentro de mais assuntos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *