Quais as vantagens de uma ferramenta para personalizar produtos?

A cultura do mercado de produção em grandes quantidades deu início à tendência da unicidade, da exclusividade e da afetividade envolvida nos produtos. Os consumidores buscam, hoje, destacar-se na multidão — até mesmo nos detalhes. Assim, querem e buscam algo que seja só seu, único.

Nesse sentido, a personalização de produtos ganhou muita popularidade. A criatividade para tornar um item — ou serviço — único para cada cliente garante que uma marca ou empresa tenham sucesso nesses novos moldes de exigência do mercado consumidor.

Porém, personalizar produtos significa acabar com a padronização massificada que existia anteriormente. No entanto, a boa notícia é que isso não implica, necessariamente, gastar uma quantidade enorme de tempo ou dinheiro para tal, não gerando, assim, diminuição das vendas ou dos lucros — não se você souber escolher e investir nas ferramentas certas.

Para ajudar a sua empresa a se atualizar e aproveitar ao máximo o que essas novidades podem trazer para o seu negócio, preparamos, neste post, uma lista das principais vantagens de utilizar uma ferramenta para personalizar produtos. Leia o texto até o final para ver os incríveis benefícios que esse recurso pode trazer para o seu negócio!

Automatização

Automatizar significa agilizar e otimizar sua produção ou prestação de serviços, por meio de algum método ou mecanismo. Ou seja, é fazer algo de forma mais rápida e eficiente.

É justamente isso que uma ferramenta para personalizar produtos pode oferecer para a sua loja. Ela disponibiliza editores inteligentes que facilitam o processo de personalização de produtos e agilizam a diagramação, quando comparada àquela feita em softwares que não são voltados exclusivamente para esse fim.

Dessa forma, é possível fazer a diagramação e a montagem de mockups de forma otimizada, e o melhor: sem perder a qualidade!

Personalização

Como os produtos são montados pelo seu cliente, isso garante que sejam muito mais customizáveis, ou seja, sigam cada vez menos um mesmo padrão, e tenham mais a ver com o consumidor final.

A personalização dos produtos é algo que está em alta hoje. As pessoas querem produtos que realmente tenham a ver com elas, que tenham uma carga afetiva grande e representem isso visualmente.

Ao investir em uma ferramenta que dá essa possibilidade ao seu cliente, você também investirá em oferecer a ele aquilo que é buscado, e assim, suas vendas aumentarão.

Interfaces amigáveis e intuitivas

É por meio de uma interface amigável e intuitiva que esse tipo de software permite a automatização na hora de personalizar produtos. Mesmo uma pessoa que nunca usou um programa de edição e diagramação consegue — com facilidade — montar seus produtos usando essa ferramenta.

Vamos usar o exemplo de um cliente que deseja montar um calendário personalizado. Em um software de edição comum, esse cliente teria que descobrir qual é o tamanho padrão de um calendário, configurar corretamente a quantidade de pixels do arquivo, bem como o padrão de cores certo para a impressão, considerar a margem de sangria, montar todo o calendário mês a mês, exportar o arquivo corretamente etc.

Usando uma ferramenta específica para isso, toda essa complicação desaparece. A aplicação fornece ao cliente as opções de material que ele deve escolher: tamanho, tipo de calendário (mesa ou parede, por exemplo), cor etc. A única coisa que o cliente terá que fazer é escolher como esse produto será personalizado e qual arte será usada.

E mais: o recurso ainda oferece uma opção de diagramação e montagem automáticas. Ou seja, o cliente poderá simplesmente enviar as fotos ou o desenho e deixar que a ferramenta faça praticamente todo o trabalho.

Visualização do produto final

Os arquivos gerados por essas ferramentas têm uma alta qualidade. São documentos que dão ao cliente uma simulação fiel de como será o produto final. Isso tem duas vantagens:

  • a primeira é que um mockup bem-feito e realista faz com que a sua empresa, independentemente do segmento, passe autoridade, sensação de profissionalismo e garantia de qualidade. Isso faz com que o cliente confie mais na sua marca e também representa um avanço na experiência de compra;
  • a segunda vantagem é que ver o produto dessa forma gera, no consumidor, o desejo de compra. Ao conferir o item já pronto, personalizado da maneira exata como ele quer, ou de forma que extrapole suas expectativas, esse cliente fica muito mais propenso a comprá-lo — além da possibilidade de que ele efetue outras compras.

Além disso, essa simulação fiel facilita muito a aprovação do arquivo por parte do cliente, uma vez que ele sabe exatamente como a sua encomenda será.

Variedade de produtos e designs disponíveis

Já deu para perceber como é trabalhoso fazer do zero a personalização de um produto, não é mesmo? É preciso que o usuário de um programa geral de edição tenha diversos conhecimentos técnicos, mesmo antes de abrir um arquivo.

Se saber todas essas especificações de um só produto já é complicado, imagine saber de vários. Dificilmente seu cliente vai solicitar apenas um tipo de item. Agora, imagine como esse processo se torna ainda mais complexo quando se leva em consideração a variedade que é exigida pelos consumidores.

Aí está outra enorme vantagem da ferramenta: ela também “sabe” que seus clientes não vão querer apenas um produto — e vem preparada para isso. Ela dará a possibilidade de montar, com facilidade e de forma intuitiva, diversos itens, tais como: álbuns, canecas, agendas, ímãs, revistinhas, cartões e convites, adesivos etc., sem maiores dificuldades.

Expansão de vendas

A ferramenta, por ser online, também traz a enorme vantagem que advém da Internet: a expansão. E, nesse caso, é a expansão da venda dos produtos personalizados.

Qualquer pessoa, em qualquer lugar, consegue utilizá-la e solicitar os produtos oferecidos pela sua empresa, com a agilidade que só a Internet é capaz de proporcionar.

Além disso, não corre risco de haver incompatibilidade entre softwares e arquivos, que geram atrasos nas entregas dos produtos, já que tudo será feito por meio de um mecanismo unificado.

Também há grande diminuição do erro nas especificações dos produtos, uma vez que é o próprio cliente que os monta por completo, ou seja, reduz-se o erro humano, aquele que provém de um equívoco na comunicação entre gráfica e consumidor.

Ademais, o uso de tecnologia garante eficiência com agilidade, disponibilidade de atendimento a qualquer momento e autoridade à marca, mostrando que ela está em sincronia com a facilidade que a tecnologia oferece.

Outra vantagem é que, quando o cliente tem controle sobre o design dos produtos, ele escolhe todo e cada detalhe, e aquilo melhora muito sua experiência de compra. Isso ajuda muito na sua fidelização, e o consumidor recomenda a marca para outros.

O mercado está sempre mudando, e quem não se adapta a ele corre o risco de ficar obsoleto e sofrer as consequências disso. No entanto, ao mesmo tempo, quem está disposto a investir em novas tecnologias e adaptar-se às novas marés colhe os bons frutos da inovação.

Contar com uma ferramenta para personalizar produtos pode ser justamente do que a sua empresa precisa nesse momento. A Auryn oferece uma ferramenta ágil, de excelência, com alta capacidade de personalização, para que você venda bem e mais todos os dias.

Ficou interessado? Tem alguma dúvida de como funciona nossa solução, ou se ela é adequada para a sua empresa? Vamos conversar! Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo.

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