Qual a importância de definir o público-alvo para minha loja de fotografia?

O público-alvo de uma empresa é um grupo de consumidores que têm características em comum e, portanto, apresentam semelhanças também na forma de comprar. São aquelas pessoas mais propensas a adquirir um produto ou serviço de determinada empresa. Você sabe como definir o público-alvo para a sua loja de fotografia?

No post de hoje, vamos falar sobre a importância de saber qual é seu público-alvo, como defini-lo, e também sobre como isso pode ajudar a sua empresa a vender mais. Vamos lá!

Qual a importância de definir o público-alvo?

Pense em uma loja de roupas para neve sediada na beira da praia em Fortaleza. Percebe que, mesmo que esse produto seja de altíssima qualidade, essa empresa não vai conseguir comercializá-lo? Isso acontecerá simplesmente porque esse público não está interessado na solução que ela proporciona.

Definir o público-alvo significa saber quem são as pessoas que querem comprar os produtos e serviços que você oferece. Significa entender quais são seus gostos, seus hábitos, como vivem essas pessoas e com que frequência compram, e usar essas informações para ofertar o que você tem para os indivíduos certos.

Como definir o público-alvo?

Para definir o seu público-alvo, você precisa pensar em quais são as soluções que sua empresa oferece e quem são as pessoas que precisam dessa solução e por quê.

Quem são?

Em primeiro lugar, pense no seu produto. Vamos supor que a sua loja de fotografia tem foco em diagramação e impressão de álbuns.

Quem são as pessoas que precisam desse produto? São pais e mães que querem organizar as fotos da sua família, ou sua empresa vende B2B e seus clientes são fotógrafos que ofertam esses álbuns em pacotes para seus clientes? Ou ambos?

Quais são suas características?

Depois que você souber quem são as pessoas que buscam seu produto, procure conhecer mais a fundo quais são as características dessas pessoas.

Analise o seu gênero, sua idade, seus interesses, onde moram, seu estado civil, sua escolaridade, sua classe social e à qual geração pertencem. Observe também quais são seus hábitos de compras. Tudo isso vai ajudá-lo a entender muito melhor para quem você vende.

Quais são suas necessidades?

Em seguida, analise quais são as maiores dificuldades e necessidades do público que você definiu, e também quais são seus hábitos de compra, baseando-se nas informações que você tem.

Qual a maior necessidade de seu cliente fotógrafo? Agilidade? Qualidade? Produtos customizáveis, personalizados? Variedade de fotoprodutos?

E qual sua maior dificuldade? Falta de tempo? Prazos curtos? Falta de conhecimento técnico em algum aspecto?

Sua loja atende a mais de um tipo de público?

Por último, faça a segmentação do seu público-alvo. Separe-o em grupos, conforme a variedade que ele apresentar.

Suponhamos que você tenha tanto clientes fotógrafos como não fotógrafos. Separe esses tipos distintos de consumidores em grupos menores, de acordo com suas semelhanças. Assim, você conhecerá bem melhor todos os tipos de clientes que tem.

Como definir o público-alvo influencia as vendas?

Certo, você entendeu a importância de definir o público-alvo e como fazer isso. No entanto, como a medida vai ajudar a sua loja de fotografia a vender mais?

Quando você souber quem são e quais são as necessidades dos seus clientes, saberá com quem falar e como falar. Além disso, identificará quem realmente precisa do seu produto, onde essas pessoas estão e como chegar até elas. Por fim, descobrirá como abordar seus clientes de uma forma eficaz, oferecendo a eles a solução para aquilo de que precisam.

Seu marketing, como funciona seu ciclo de vendas, como você oferece seus produtos, seu pós-venda: tudo isso será muito mais adequado, o que fará com que você venda bem mais e bem melhor!

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3 comentários em “Qual a importância de definir o público-alvo para minha loja de fotografia?”

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